RPODConectar-se

Redações para o Enem


Compartilhe

descriptionCrise no sistema carcerário

more_horiz
Na mitologia grega, quem infringia as leis impetradas por Zeus, o Rei dos Deuses, recebia como penalidade: um aprisionamento nas profundezas do Tártaro e estes, quando saiam, eram constantemente alvo de pré-conceitos. Hodiernamente, o nosso sistema carcerário equipara-se ao Tártaro, assim como a população. Pois, há eras julgávamos indivíduos maus antecedentes, isso se perpetuou e vemos esse costume constantemente. A partir dessa reflexão, torna-se inegável o questionamento; afinal, como podemos ter o mesmo comportamento de um mito transcrito há mais de dois mil anos?

De maneira análoga as ideias difundidas por Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul:  diversas prisões, assim como a dele, acontecem de forma deliberada e não possuem caráter corretivo. Partindo desse pressuposto e de acordo com a violência evidenciada pelo Jornal Nacional da Rede Globo, os números de presos e a violência sobem gradativamente. Ou seja, mesmo que as cadeias estejam lotadas, a criminalidade continua crescendo.

Além disto, com o constante aumento de presos, as condições dos presídios se tornam cada vez mais decadentes. Segundo as ideias difundidas pelo médico e escritor Drauzio Varella, muitos presos adoecem pelas condições desumanas as quais são sujeitados.

Portanto, a Receita Federal deve destinar mais dinheiro arrecadado com os impostos para o sistema carcerário. Pois, assim, uma restruturação poderia ser feita pelo estado e consequentemente, acarretaria em locais mais higienizados. Apesar disto, faz-se necessário também uma corroboração com o Ministério da Educação – MEC, para assegurar que o indivíduo não perca as oportunidades de crescimento, ou seja, reestruturar o sistema educacional prisional que existe na contemporaneidade.  

descriptionRe: Crise no sistema carcerário

more_horiz
":"

Pontuação desnecessária.
"saiam"

saíam
"as"

às
"disto"

disso
"restruturação"

reestruturação
"estado"

Estado
"e"

e,
"disto"

disso
"orroboração com o"

colaboração do
"assim como a população"

A população equipara-se ao Tártaro? Não ficou muito claro.
"A partir dessa reflexão, torna-se inegável o questionamento; afinal, como podemos ter o mesmo comportamento de um mito transcrito há mais de dois mil anos?"

Seria mais pertinente deixar mais claro qual é o debate a ser realizado.
"Ou seja, mesmo que as cadeias estejam lotadas, a criminalidade continua crescendo."

Por que isso acontece? Para aprofundar sua argumentação, procure explorar as causas das questões apontadas.
"Segundo as ideias difundidas pelo médico e escritor Drauzio Varella, muitos presos adoecem pelas condições desumanas as quais são sujeitados.

"
Fale mais sobre isso. Que condições são essas?
"corroboração com o Ministério da Educação – MEC, para assegurar que o indivíduo não perca as oportunidades de crescimento, ou seja, reestruturar o sistema educacional prisional que existe na contemporaneidade."

Como fazer isso? Procure indicar ações mais pontuais.
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum